O Brasil e a Preguiça


O Brasil e a Preguiça

        Em uma dessas andanças pelos aeroportos do mundo conheci e conversei com gente de tudo quanto é lugar do mundo. Da China, Alemanha, Bélgica,  Inglaterra, Paquistão, Índia, Vietnã, Cingapura, nossa, gente de todo o mundo mesmo, me lembro que em uma festa de salsa na Tailândia eu estava sentado em uma mesa com um costa riquenho e três Italianos, um italiano havia morado no Brasil por cinco anos e falava português muito bem, mas o mais engraçado era que nós podíamos conversar em nossas línguas nativas que todos se entendiam, somente uma palavra ou outra utilizávamos o inglês.  Enfim, esse não é o assunto deste post, ma sim a preguiça de nosso povo... antes de mais nada, eu amo o Brasil e este post não é para menosprezar nosso país e sim para nos entendermos melhor e melhorarmos.

        Em uma de minhas viagem de retorno a base para o Brasil, geralmente ficamos de duas a cinco horas no aeroporto esperando a conexão, sentei-me em um banco para ler um pouco, a meu lado estava um chinês que logo puxou papo comigo, com a introdução básica "where are you from?" Falei: - Brazil. (Parece que quando falamos Brasil algo muda, os olhos das pessoas começam a brilhar e começa a enxurrada de perguntas. Acredito que o Brasileiro é um dos povos mais interessantes do mundo, todas as pessoas que que converso quando falo que sou Brasileiro ficam admirados.

      Pois bem, voltando ao assunto preguiça o Chines me perguntou quase em tom de afirmação: 

- No Brasil todo mundo fala inglês também não é? 
Eu respondi:
- Não, Somente poucos Brasileiros falam inglês e fluentemente menos ainda.
Ele perguntou:
- Como não? Eu achei que Brasileiros falavam bem o inglês, pois o alfabeto é o mesmo. Imagine o quanto é difícil para um chinês aprender inglês, pois os acentos (Fonética) é diferente e o alfabeto de outro mundo. (caímos na risada)

Neste momento uma reflexão veio a minha mente. É mesmo, o alfabeto português é o mesmo do Inglês, têm palavras muitos semelhantes. ( em meu ponto de vista é muito mais fácil aprender inglês sendo nativo Brasileiro do que Chinês, Japonês, Tailandês, Coreano, Russo e etc e mesmo assim temos muitas poucas pessoas falando Inglês no Brasil do que qualquer outro desses países)

Depois dessa conversa comecei a pensar no assunto e conversar muito com meus amigos de fora do Brasil. Um desses amigos me falou:
- Brasileiro não aprende inglês porque é preguiçoso.
Realmente fiquei muito nervoso com a exclamação, mas me abriu uma janela de pensamentos até então adormecidos. Em um post futuro compartilharei estes pensamento.

Não adianta ficar nervoso se algum estrangeiro te chamar de preguiçoso. A melhor forma de provar o contrário é demonstrando.

SUCESSO a todos e muita força de vontade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patrocinadores

 

Coaching para Trainees Design by Insight © 2009