Visão


Este é o nosso terceiro tema dos 10 listados pelo Max Gehringer para ser uma pessoal com um excelente marketing pessoal. Visão, foco, pessoa visionária. São sobre esses temas que iremos conversar hoje.

Vocês já assistiram ao filme “Quem quer ser um milionário?”?. É um excelente referencial de foco e determinação. O personagem Jamal K. Malik, representado por Dev Patel, mostra o quanto tem determinação para atingir seu objetivo. Fica aqui a dica de cinema para ilustrar nosso post de hoje.

Quando tranquei a faculdade de Engenharia no quinto período para fazer curso Técnico Mecânico, quase todas as pessoas falaram que estava doido, mas na época eu precisava melhorar meus rendimentos mensais o mais rápido possível, apesar de já trabalhar como estagiário em minha área de atuação isto não era o suficiente para me sustentar e pagar a faculdade. Coloquei um foco e fiz de tudo para alcançá-lo e realmente deu certo. Formei no Técnico Mecânico no SENAI, uma excelente escola a baixo custo, arrumei um excelente emprego na área e ainda ganhei fôlego para terminar o curso de Engenharia Eletrônica.

Estou contando essa história porque no curso fiz vários amigos, um deles era o Wanderlei, pessoa extremamente humilde, gente boa e determinada. O Trajeto de vida de vida dele o levou até o curso técnico para conhecer pessoas (fazer network) e arrumar um emprego com estes contatos, pois estava desempregado. A primeira oportunidade que tive enviei seu currículo para o RH da Ingleza, onde trabalhava na época, só que lhe avisei que a vaga era para auxiliar de produção. Wanderlei me disse que precisava de somente uma oportunidade, pois o primeiro objetivo dele foi alcançado que era ter emprego e que a partir dali ele iria alcançar seus outros objetivos na vida. O que eu quero falar nesta história é que se você tem um objetivo na vida, por exemplo, quiser ser presidente da república, primeiro você tem que se filiar a um partido político, se envolver com política, se candidatar a vereador ou influenciar-se com outros políticos para adquirir cargo de confiança, trabalhar todos os dias em prol de seu objetivo e ser o melhor que todos no que fizer. Ninguém consegue algo de mão beijada, pode ter certeza que tudo foi conquistado com muito suor. Hoje tenho certeza que só estou trabalhando como Engenheiro e Professor porque, me formei no ensino médio, sou Técnico Mecânico, Engenheiro Eletrônico e tenho MBA em Gerenciamento de Projetos, dei um passo de cada vez, visualizando sempre onde queria chegar, e ainda não parei por aqui, já tenho minhas visões de curto, médio e longo prazo.

Atualmente estou trabalhando como consultor na Telematix Solutions, uma empresa de telemetria automotiva, tenho uma equipe técnica excelente, mas eles estão pecando justamente no quesito deste post, a visão. Como o Max disse em seu vídeo, visão é ter uma idéia de 3 reais todos os dias e não esperar para ter a idéia de 200 milhões de reais de uma vez. Devemos trabalhar e atuar pensando no futuro e não presente.

Origem da palavra: do latim visio, onis.

Significado: Função sensorial pela qual os olhos, por intermédio da luz, põem os homens e animais em relação com o mundo externo.

Sinônimos: devaneio, fantasia, ficção, ilusão, imaginação, quimera e sonho.

Aplicação em uma frase: Quantas vezes a simples visão de meios para fazer o mal / Faz com que o mal seja feito!
-- William Shakespeare

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patrocinadores

 

Coaching para Trainees Design by Insight © 2009