Confiança


Confiança

Confiar é se entregar, é ceder além do limite, é um ato próprio (autoconfiança) e para o próximo (passar confiança).

Tenho guardado em minha memória várias lições do meu treinador de futebol Paulo Rogério (PR). Ele foi um líder fundamental em minha vida, pois a maioria das coisas que ele falava, costumo vivenciá-las até hoje no mundo corporativo. Dentre as várias coisas que ele dizia era que quando você vai dar um passe, bater uma falta, um escanteio ou um pênalti, se você vai com medo de errar, este medo já reduzem a chance de acertar em 50%, e é isso que é ter confiança em si, é acreditar que você possa acertar. PR sempre falava para imaginar você comemorando, vibrando com seus companheiros de time, acertando em todos os momentos em que estiver com a bola nos pés e outras coisas... Essas são as técnicas conhecidas como programação neurolingüística (PNL) que meu treinador de futebol já fazia com nosso time e nos dias de hoje vários consultores utilizam para motivar equipes e até lançaram vários filmes ensinando como fazê-las, um que gosto muito e recomendo é o Filme “O Segredo” (The Secret). Acredito que é por isso que hoje tenho facilidade em lidar com as pessoas, na época eu era o capitão do time, eu que dava esporro em quem errava, mas também era o primeiro a ajudar a levantar quem estava precisando, assim como os gritos dentro de campo eu também dava palavras de incentivos. Meu treinador tinha confiança em mim e eu passava confiança para meus companheiros de time. O homem que tem confiança em si, ganha a confiança dos outros

Confiança é isso, é ser lembrado nas dificuldades e também nas horas de comemoração. Você tem que passar confiança para os outros e acreditar que é capaz de fazer. Sempre que meus superiores passam um trabalho difícil a ser feito, eu não vejo o trabalho como um todo eu o divido em partes, mesmo não sabendo fazê-lo por completo, começo a fazer pelo início e durante o desenvolvimento as coisas vão se desenrolando naturalmente, o que quero dizer é que você precisa de confiança para começar uma atividade, pois uma coisa leva a outra, o inicio leva ao desenvolvimento que leva a conclusão. Em uma caminhada você não precisa ver todo o percurso, só é preciso dar o primeiro passo!

Origem da palavra: Confiar vem do latim con fides, com fé.

Significado: Entregar aos cuidados, à fidelidade de alguém: confiar uma criança a um amigo. Dizer em confidência alguma coisa a alguém: confiar às mágoas.

Sinônimos: transmitir, acreditar, fiar-se, comunicar, entregar-se; ter esperança

Aplicação em uma frase: “Tudo o que é preciso na vida é ignorância e confiança; depois, o sucesso está garantido”

Mark Twain

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patrocinadores

 

Coaching para Trainees Design by Insight © 2009