Como arrumar um estágio II - Network


Agora que você já preparou seu currículo de forma correta é hora de distribuí-lo.  Primeiramente é bom saber que os RH de empresas buscam profissionais através dos próprios colaboradores da empresa, ou seja, perguntam aos funcionários se eles não conhecem alguém com os perfis desejados isto é a famosa NETWORK( rede de relacionamento ), onde a troca de informação entre profissionais que a faz acontecer. Essas informações não são somente de vagas de emprego, mas de assuntos corporativos em geral.

Lembro-me diversas vezes quando trabalhava na Ingleza (empresa de grande porte do segmento de limpeza) o pessoal do RH passava em todos os setores perguntando se não tinha indicação de alguma pessoa para um determinado setor, eu indiquei vários amigos que conseguiram o emprego. Atualmente a Técnica que trabalha em minha atual empresa foi uma aluna no CEFET e tenho vários amigos que me pedem, além de dicas na área de atuação, profissionais que recomendaria. ISSO É NETWORK!

Como começar a criar sua rede de relacionamento. Uma rede de relacionamento é igual ao Orkut, porem não é voltado ao mundo corporativo, mas muitos recrutadores visualizam o perfil de um determinado candidato no Orkut na hora da seleção, então nada de participar de comunidades como “odeio meu chefe” “minha empresa é uma osta”  “ mata meu gerente por favor” e etc. isso não pega nada bem, querendo ou não o Orkut é você na internet.

Uma maneira de você criar uma network profissional na grande rede é fazer parte do Linkedin acessem www.linkedin.com (sim é em inglês) e tem também uma em português que ainda não estourou, mas pode valer a pena www.via6.com. Para quem quiser me adicionar meu perfil no linkedin é http://migre.me/vNfe e no Via6  http://migre.me/vNhT.

Outra forma de criar uma boa network é participando de congressos, seminários, workshops etc. para isso você tem que ter um bom cartão de visitas. Seu cartão de visitas não precisa ser da empresa em que trabalha. Você poderá criar um próprio. E o que colocar no cartão??? Coloque seu nome, seu e-mail (nada de e-mail com eusougatinho@gmail.com e quanto mais curto seu e-mail mais fácil de acertar), seu telefone ou celular se for estudante coloque seu curso de formação e previsão de formatura, agora o resto é de sua criatividade!

Listas de discussões na internet da sua área de atuação também são bem vindas assim como sites de empregos. O Catho que é pago sempre me recomendam, conheço várias pessoas que conseguiram emprego através dele em menos de 7 dias (período que o site oferece gratuitamente) e têm os grátis como o www.curriculum.com.br e www.vagas.com.br.

Crie seu Network e boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patrocinadores

 

Coaching para Trainees Design by Insight © 2009